Rapidinhas do Branco. IX

COMPARTILHE:

Palanque da Discórdia I

No último dia 19, o governador Helder Barbalho (MDB) esteve em Eldorado dos Carajás para entregar a 25º Companhia Independente da Polícia Militar naquele município. No palco das autoridades estavam diversos deputados estaduais, prefeitos e alguns pré-candidatos nas próximas eleições. A questão é: Helder se viu em meio a uma desavença política geral.

Palanque da Discórdia II

No centro estava o deputado estadual Chamonzinho (MDB). O ex-prefeito de Curionópolis não anda falando com alguns que estavam presentes no evento: prefeito de Parauapebas Darci Lermen, ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, a atual Josemira Gadelha e Thiago Miranda, pré-candidato a deputado estadual. Detalhe: todos os citados são do MDB. Helder precisa fazer malabarismo quando desembarca por essas bandas.

Caminhos opostos

A relação do presidente da Câmara de Vereadores de Marabá, Pedrinho Corrêa (União Brasil), com o prefeito Tião Miranda (PSD) não é das melhores. Ambos não se tornaram adversários – pelo menos ainda – todavia, partiu de Corrêa a iniciativa de avisar ao citado mandatário municipal que não apoiará o seu filho, Thiago Miranda, do MDB, a deputado estadual. E ainda disse que deverá ser candidato a prefeito na próxima eleição. O que se diz é que Pedrinho cansou de só servir aos projetos políticos de Tião, sendo sempre preterido pelo mesmo.

Festa no PT

Foi recebida com animação pela militância do Partido dos Trabalhadores, pesquisa que mostra o deputado federal Beto Faro em empate técnico de 14% na corrida pela vaga no Senado Federal. A perspectiva da direção do PT é que esse patamar fosse atingido apenas em julho. À medida que a polarização avança, e Beto Faro estando consolidado como candidato único de Lula no Pará e com apoio de Helder Barbalho, se ampliam as chances do partido manter a sua atual cadeira no Senado.

Forte dentro de casa. E fora?

O ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade (MDB), hoje pré-candidato a deputado estadual, é um agente público muito bem avaliado. É ovacionado em qualquer lugar que ande no citado município. Tendo como base os números do Tribunal Superior Eleitoral, de 2020, haja vista, que ainda não se fechou o quantitativo eleitoral para as próximas eleições, o eleitorado canaãense é de 40.583 mil (com estimativa que chegue a 45 mil). Portanto, Jeová irá precisar buscar muitos votos fora de seu reduto.

Gangorra mineral

Segundo dados divulgados pela mineradora Vale, a produção de minério de ferro no 1º trimestre de 2022, foi de 63,2 milhões de toneladas. O volume representa queda de 6% na comparação com os 68 milhões de toneladas que foram extraídas no mesmo período de 2021. Apesar da queda, a empresa manteve a faixa de meta de produção para o ano de 2022, na faixa entre de 320 a 335 milhões de toneladas. A ver.

FAP 2022 escacara a disputa política em ano eleitoral

Após dois anos parada devido à pandemia da covid-19, a Feira Agropecuária de Parauapebas (FAP) volta a abrir os portões para o público agora em 2022, com um novo formato e com realização em duas etapas. Tirando o lado festivo do evento, em seus bastidores há uma intensa disputa política pelo controle da Feira. Há um deputado estadual que quer usar a FAP como trampolim eleitoral.

Guerra Eleitoral em Tucuruí 

O 12º maior colégio eleitoral do Pará vive uma intensa disputa política nos bastidores por conta das eleições de 2022. No município da segunda maior usina hidrelétrica genuinamente brasileira, há dois grupos que disputam o controle da cidade. De um lado estão a ex-candidata a prefeita, Eliane Lima e o ex-prefeito Sancler Ferreira, que declaram apoio ao ex-secretário de Governo de Parauapebas, Keniston Braga (MDB). Do outro lado, Alexandre Siqueira (MDB) quer fazer a todo custo a esposa, Andreia Siqueira deputada federal. A disputa promete.

Ponto de Convergência

Todavia, há um ponto de convergência entre os dois grupos políticos citados em Tucuruí: o apoio ao projeto de reeleição do governador Helder Barbalho (MDB). Eliane Lima e Sancler Ferreira eram do lado do ex-governador Simão Jatene (PSDB), que não será candidato a nenhum cargo nas próximas eleições.

Disputa acirrada

A eleição a deputado federal pelo MDB promete ser um processo eleitoral a parte. A lista de quem quer pelo partido um assento na Câmara Federal é grande, segue: Elcione Barbalho, Priante, Alessandra Haber, Ursula Vidal, Keniston Braga, Andreia Siqueira, Olival Marques e Renilce Nicodemos. A lista ainda pode crescer. A conferir.

Marinho na área

O senador da República e pré-candidato ao governo do Pará, Zequinha Marinho (PL) esteve na última sexta-feira, 22, em Parauapebas. Na programação constou encontros com evangélicos, empresários e reuniões partidárias entre o seu atual e antigo partido (PSC). Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV Record Belém, o senador em questão conta hoje com apenas 7% das intenções de voto. A oposição sob a liderança de Zequinha tenta evitar que o governador Helder Barbalho (MDB) seja reeleito em primeiro turno.

O blog no X