Rapidinhas do Branco. XXXI

COMPARTILHE:

Presidente cobra urgência

A situação do Ensino Médio em Parauapebas sempre foi caótica. Visando atenuar emergencialmente o fato, o presidente da Câmara Municipal, Rafael Ribeiro, do MDB, aprovou na última sessão (28), requerimento para que se oficie o Governo do Pará sobre a necessidade de conclusão com urgência da obra da Escola Estadual de Ensino Médio Janelas para o Mundo. A situação está insustentável. Hoje, 04, era previsto que o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, desembarcasse em Parauapebas para acompanhar in loco a situação, mas não foi o que aconteceu…

Mês altamente produtivo

Em fevereiro, que é um mês curto e com o expediente legislativo começando no dia 15, os vereadores de Parauapebas estiveram sob intenso volume de trabalho. Ao todo, foram 32 proposições apresentadas: 28 indicações, 04 requerimentos e 01 Projeto de Resolução. Quem visita à Casa de Leis sente a diferença positiva na dinâmica interna.

Reajuste garantido

Ontem, 03, o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Rafael Ribeiro (MDB), recebeu uma comissão de servidores para fechar questão em relação ao reajustes salarial e o auxílio alimentação. Os salários serão reajustados em 5.97% (índice inflacionário), além do aumento de 150 reais no auxílio alimentação, que passa a ser de R$ 1200. O pagamento deste mês incorporará os reajustes, com acréscimo do retroativo de janeiro.

Criação de comissão

A comissão de assuntos relevantes foi criada última terça-feira, 28, em sessão extraordinária, após aprovação do Projeto de Resolução nº 1/2023, de autoria do vereador Anderson Moratório (PDT). A finalidade é fazer um levantamento acerca do Ensino Médio para identificar, estudar, averiguar e analisar dados, informações e fatos que impactem o acesso, qualidade e permanência no ensino público estadual no âmbito de Parauapebas, para posteriormente apresentar o posicionamento propositivo da CMP e articular melhorias.

Laranja que não cai do galho

Tem Laranja em Parauapebas que não se sabe como continua firme no galho. Não cai, mesmo com inúmeros motivos para isso. A questão é que o fruto já perdeu o seu brilho e o gosto azedou.

Quem muito quer nada tem

Parece que tem gente da política na capital do minério que não aprendeu a lição depois de diversos exemplos… A busca desenfreada por poder a todo custo, de toda forma, não é bem-vista até mesmo por pessoas próximas. O resultado muitas das vezes é o isolamento.

Quarteto Fantástico

A imagem da semana na política parauapebense é a do encontro da oposição, representada por Aurélio Goiano (PSD), Hipólito Reis (PSC), Júlio César (PL) e Dr. Felipe (PRTB). Todavia, parece que o grupo não anda muito bem na avaliação do público. Na conta do Blog do Branco no Instagram, a esmagadora maioria dos comentários é reprovando a possibilidade de candidatura a prefeito de um dos quatro.

Tábua de salvação de Ed

A possibilidade real de Belém sediar a CPO-30, em 2025, poderá ser a “tábua de salvação” política do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (ainda no PSOL). Com grandes carências históricas de infraestrutura, e sem recursos próprios que possam atender a essas demandas, a escolha da capital paraense para sediar esse grande evento internacional, obrigará que os governos estadual e federal aportem grandes recursos.

Dito pelo não dito, pegou mal

Na sessão do último dia 01, o deputado estadual Martinho Carmona (MDB) foi flagrado pesquisando modelos de sofás. O caso deu o que falar. Em seguida, a assessoria de Carmona afirmou que o mesmo estava vendo um móvel para o seu gabinete no momento do registro, mas que a sessão estava suspensa naquele momento. Dito pelo não dito, não era o local apropriado para tal pesquisa, né deputado.

Mirando 2024

Um considerável quantitativo de deputados estaduais pretendem se lançar a prefeito em seus municípios. Isso se reflete no expediente legislativo. Todo mundo quer holofote. Belém é um grande exemplo disso. Há parlamentar que dorme e acorda pensando na eleição do próximo ano.

Cadeira no TCE

Na noite da última quinta-feira, 02, um grupo da bancada do MDB na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) se reuniu com o governador Helder Barbalho para definir o nome que será indicado pelo parlamento ao Tribunal de Contas do Estado. O que se conta em todas as rodas de política, que ficou definida a indicação da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho para ocupar a vaga no citado tribunal. O fato gera grande repercussão. Se acontecer não será um fato isolado, há diversos exemplos em outros estados.

Tucanos em movimento

Aos que acham que o PSDB no Pará está fechando as portas, se enganam. A legenda vem passando por um processo de reestruturação visando a eleição de 2024. De partida, os tucanos paraenses sob o comando do ex-deputado federal Nilson Pinto estão promovendo ações de filiação e percorrendo os grandes colégios eleitorais pelo Pará com intuito de reorganizar as suas bases e construindo apoios. Quem vem fazendo esse trabalho de bastidores com maestria atende pelo nome de Raimundo Rodrigues, secretário-geral da legenda.

O blog no Twitter!