A vez de Márcio Miranda?

Um dos maiores imbróglios do cenário político paraense é saber quem irá suceder o governador Simão Jatene? Diversos nomes se mantêm na relação de possíveis pré-candidatos, dentro e fora do “ninho tucano”. Desde o ano passado, mais precisamente em dezembro, este veículo iniciou a sua abordagem sobre o referido tema e de forma intermitente mantém em sua pauta política a questão.

Na ocasião, pelo menos, quatro nomes do PSDB estavam na disputa: Zenaldo Coutinho (prefeito de Belém); Manoel Pioneiro (prefeito de Ananindeua); Nilson Pinto (deputado federal) e Flexa Ribeiro (Senador). O atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado, além de ter sido por dois mandatos prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, que compõe o quadro tucano, segundo fontes palacianas é um dos preferidos do governador, mas o secretário não se empolga com a ideia ou proposta. O deputado estadual, ex-prefeito de Paragominas, Sidney Rosa (PSB) também é cogitado.

“Os ventos” que passam pelos salões do Palácio dos Despachos parecem ter mudado de direção. Em outros textos abordei o nome do atual presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda (DEM), como possibilidade. O referido foi eleito para chefiar a Alepa pela terceira vez. O processo de escolha não teve disputa. Miranda foi quase aclamado entre seus pares (mesmos aqueles parlamentares de partidos de oposição, mais à esquerda) para continuar no cargo.

É reconhecido como um grande articulador e apaziguador. Mostrou em suas duas gestões anteriores que conseguiu manter a ordem e bom ritmo de trabalho na Alepa. Já é considerado por muitos como um dos melhores presidentes legislativos do Palácio da Cabanagem dos últimos 30 anos. Todas essas credenciais o colocam na lista de escolha de Jatene, até com certo favoritismo.

Política é feita de sinais (falsos ou não). Na edição do último domingo (06) do jornal Diário do Pará, em matéria de capa, o referido periódico da família Barbalho, apresentou diversas denúncias contra Miranda. O jornalista que assinou a reportagem abordou os altos salários (bem acima do teto constitucional definido pelo Supremo Tribunal Federal), com conivência do líder dos Democratas.

O jornalista Mauro Neto, apurou que os gastos em seis anos já chegam a R$ 129 milhões, com a manutenção de 148 cargos comissionados de assessoria direta ao presidente da Casa de Leis estadual. A abordagem é direta é visa derrubar a boa imagem de Márcio Miranda enquanto gestor. O Diário do Pará em outra oportunidade já havia criticado o presidente da Alepa.

Parece que a tática do jornal mais lido do Pará, controlado pela família Barbalho, tem como objetivo maior tornar o seu herdeiro político, Helder, o próximo governador do Pará. O nome de Márcio Miranda cresce e toma forma. Por isso, o período diário dos Barbalhos segue às ordens determinadas por seus controladores. O atual presidente da Alepa que se prepare, novos ataques virão. A disputa pelo Palácio dos Despachos está só começando.

#veja mais

CPI da Vale na Alepa: em mais uma oitiva, municípios criticam a mineradora

Em mais uma oitiva, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a atuação da Empresa Vale S.A no Pará ouviu nesta terça-feira (05), na Assembleia

De volta à torre

Em setembro de 2019, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) paraense promoveu nas dependências da Alepa, a sua convenção partidária. Na referida ocasião, importantes questões tornaram-se

Eleições 2024: Bandeiraço de Rafael Ribeiro animou o ensolarado sábado de hoje (24)

Depois da grande Caminhada do 44, realizada ontem, 23, as pessoas voltaram às ruas na manhã deste sábado, 24, levando entusiasmo e alegria com a

 Os caprichos de Darci Lermen

Na última quarta-feira (14), foi tornado público pelo Portal Pebinha de Açúcar, um vultoso projeto que a Prefeitura de Parauapebas pretende colocar em prática, e

#TBT do Blog – Ainda dá tempo, Valmir?!

O Blog do Branco inicia um novo formato em sua plataforma de atuação. Toda quinta-feira, sempre que possível, teremos uma matéria que foi postada há

A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Parauapebas e sua ressonância para a próxima disputa eleitoral

Com o plenário lotado, a sessão mais esperada do ano definiu a composição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Parauapebas para o