Rapidinhas do Branco. VII

Homem de dois partidos I

O que se fala que a mudança de partido do empresário João Vicente Ferreira do Vale, conhecido como “Branco da White”, que trocou o Pros pelo PSDB, na verdade é uma jogada para que o mesmo possa ter o controle de duas legendas, uma de forma direta, o PSDB; a outra, o Pros, de forma indireta, colocando alguém no comando da sua antiga legenda. A ver.

Homem de dois partidos II

Outro fato que poderá ocorrer é que a bancada do Pros na Câmara de Vereadores de Parauapebas, formada por quatro cadeiras, poderá sofrer uma baixa calculada. Dois parlamentares podem ir para o PSDB, formando assim duas bancadas pelo “Imperador das Máquinas”. Tal movimento pode ter relação com a sucessão da Presidência para o próximo biênio (2023-2024) da Casa de Leis.

Dura realidade

O que se fala por ai é que o vereador licenciado e hoje secretário de Obras de Parauapebas, Luiz Castilho, anda meio triste, desiludido. O que lhe venderam não é nem perto da realidade que encontrou na citada pasta. Perto de completar dois meses no comando da Semob, Castilho vem sentindo nas ruas a impaciência da população em relação ao volume de buracos nas vias públicas. Trocou a calmaria da Casa de Leis pela turbulenta pasta. Dizem que está repensando em voltar ao parlamento.

Pacotão da Habitação 

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Parauapebas deverá lançar um super programa habitacional. Intitulado de “Lar da Nossa Gente”, com a possibilidade de alcançar 4 mil famílias. A empreitada deverá custar aos cofres públicos algo em torno de R$ 80 milhões. O vereador Rafael Ribeiro (MDB) está bem atuante na área, que em Parauapebas historicamente é problemática.

Só o que importa em Tucuruí

A primeira-dama de Tucuruí, Andréia Siqueira, é pré-candidata a deputada federal nas eleições de outubro deste ano. Seu esposo, o prefeito, vem deixando a gestão municipal do citado município de lado, tamanha é a sua dedicação em eleger a esposa ao parlamento federal. O que se fala pelos quatro quantos da cidade é que há claramente abuso de poder econômico no caso.

Cada vez mais apagado em Ananindeua

Miro Sanova (PDT) está em seu segundo mandato de deputado estadual, com pretensão de ser candidato a federal, em 2022. Porém, o citado anda cada vez mais caindo pelas tabelas em seu reduto eleitoral, o município de Ananindeua. Sua derrocada começou quando rachou com o ex-prefeito Manoel Pioneiro (PSDB) e desintendimentos entre o seu grupo político com o atual gestor, Daniel Santos (MDB). Esses fatos tiveram como consequência a perda de espaço no governo Helder Barbalho (apesar do PDT ter uma secretaria), além do comando do seu partido a nível estadual.

Autofagismo petista

Estava marcada a “Caravana da Esperança”, movimento do Partido dos Trabalhos que visa visitar municípios levando os nomes de seus pré-candidatos nessas eleições, além da candidatura do ex-presidente Lula. Porém, o evento foi cancelado na região de Carajás, que seria entre os dias 07 e 08, não aconteceu. A justificativa oficial foi que as principais lideranças da legenda estariam em São Paulo para a confirmação oficial da chapa Lula e Alckmin. Porém, a história não foi bem assim…

Corpo Estranho

Conforme noticiado em diversos veículos de comunicação, e em primeira mão pela jornalista Franssinete Florenzano, a questão foi a crise interna gerada pela filiação ao PT de Josenir Nascimento, uma das figuras mais próxima aos Barbalho. O imbróglio está centrado na decisão de que o citado, está cotado para ser o primeiro suplente ao Senado, na vaga do partido. Uma clara manobra política entre o pré-candidato Beto Fato e o governador Helder Barbalho (MDB), conforme apurou Florenzano.

Vidal no MDB

A ex-secretária estadual de Cultural, Ursula Vidal, se filiou ao MDB. Deverá concorrer ao parlamento federal. Ela tem voto, mas sabe que a concorrência será grande. Avaliou que a sua pretensão ao Senado com apenas uma vaga em jogo seria muito arriscado. Avalia que tem musculatura eleitoral para ir para além da Alepa. Será que agora vai?

Super PP

O Partido Progressistas (PP) promete sair das próximas eleições muito maior, tendo como base a janela partidária, que permitiu, por exemplo, que a legenda mais do que dobrasse a sua bancada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), hoje com cinco cadeiras, a segunda maior ao lado do PSD. O PP é atualmente dirigido no Pará pelo deputado federal Cristiano Vale, que vem sendo – diga-se de passagem – muito elogiado por suas articulações.

Braz no 220

Impressiona o vigor físico do atual presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas, Ivanaldo Braz (PDT), que vem em intensa agenda em dois municípios da região nordeste do Pará. Fechou diversos apoios em Dom Eliseu e Rondon neste fim de semana. Em Marabá, conta com o apoio de um poderoso puxador de votos.

Sinceros sentimentos

No último dia 06, o jovem Gabriel Braga teve a sua vida interrompida por um acidente de trânsito. O Blog do Branco deixa os seus mais sinceros sentimentos a todos os amigos e em especial a família Braga, por essa perda irreparável.

#veja mais

Parauapebas: Polo Industrial ganha melhorias estruturais e regularização fundiária

O Polo Industrial de Parauapebas esteve de portas abertas na manhã da desta quarta-feira, 27, para receber empresários, entidades de classe, instituições de ensino e

A disputa pelo governo do Pará já começou… Por Brasília

Faltando ainda 18 meses para as eleições, no caso do Pará, a disputa pelo Palácio dos Despachos já começou a esquentar. Tudo claro, nos bastidores,

Muita calma nessa hora

Um fato hoje é real: o presidente Jair Bolsonaro (PL) está subindo nas pesquisas. Essa afirmação precisa de um processo de maturação para que possa

Reflexões e provocações sobre o Pará

Assim como na semana passada, nesta, concedi entrevista a mais um jornalista do eixo sul-sudeste do Brasil. Na anterior abordei sobre a reforma educacional do

#TBT do Blog: Parauapebas e seus morros, uma relação insustentável

O ano era 2015, mais precisamente o mês de junho daquele ano, e o município de Parauapebas vivia um intenso processo de transformação urbana que

Reflexões acerca do Bicentenário da Independência e manobras ideológicas Bolsonarista para 2022

Com o mundo em desordem após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), caindo a imagem de ternura da Belle Époque e restando apenas as cicatrizes da